sábado, 5 de maio de 2012

A estreia de uma vanguarda

Cena considerada a mais polêmica do filme Um Cão Andaluz

 
   Um dos filmes mais polêmicos de todos os tempos, é considerado o primeiro e o mais famoso da vanguarda surrealista, também chamada de cinema subjetivo por alguns autores. O curta metragem Un Chien Andalou (O Cão Andaluz) de 1929 é o resultado da parceria entre o cineasta Luis Buñuel e o Pintor Salvador Dali. O filme foi feito para a elite francesa e apresenta cenas violentas e anticlericais, se preocupa mais com o ritmo da montagem rítmica do que com a estética, mostra várias cenas metafóricas. Para alguns críticos o diretor usa um comportamento antiplástico e antiartísticos para causar atração e repulsa no público. Outros críticos defendem que seu enredo é uma viagem à cabeça de uma pessoa perturbada ou de um assassino que transmite para as imagens a sua confissão. Além disso, o filme usa a linguagem poética e não linear, fazendo o espectador lembrar o estado de sonho, inconsciente e fantasia e não a representação convencional, as imagens são apresentadas como se pertencessem a um pesadelo.
    A cena mais chocante e que causa arrepios na plateia é o homem cortando o olho de uma mulher com uma navalha. Também é encontrada no filme a visão de mundo do autor de descrédito das instituições burguesas e religiosas. Isso juntamente com as cenas pouco convencionais, e a forma de montagem do filme, causou uma reação adversa no público e até hoje o cinema surrealista não atrai os espectadores com menos repertório ou menos ligados à arte. O que nos faz perceber que a vontade do autor de fazer uma obra que causasse repulsa funcionou em algumas partes.
   Um filme tão polêmico como esse tem entre lendas e fatos reais suas curiosidades. Uma delas, é que o filme gerou tantos protestos e indignação onde foi exibido, que Buñuel passou a temer a plateia e chegou a levar pedras nos bolsos para se defender. Outro fato curioso é que o filme foi gravado em apenas 15 dias.  Polêmicas à parte, o curta de estreia de Buñuel foi um marco para o cinema de experimentação surrealista e ajudou a abrir caminho para as inovações nos roteiros cinematográficos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário